quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pós-graduação - Desafio de Aprendizagem - "A EaD no Brasil e no mundo"

   As novas tecnologias de comunicação ficaram tão populares que já fazem parte do nosso cotidiano, fazendo com que esses avanços também modernize a Educação, dando mais abertura a EaD, que vem se desenvolvendo com qualidade e vencendo os desafios, inclusive da questão do tempo e espaço: real e virtual.
   Vale lembrar que a EaD não é tão nova quanto parece, vem desde meados do século XIX, com os cursos por correspondência, como vocês podem ver nas "curiosidades" deste blog, até chegar ao curso on-line.
   Essa geração não se satisfaz mais com  o tipo de educação "prato pronto", como diz o Prof. Litto, referindo-se à postura do professor no Ensino presencial, o qual é, de uma certa forma, o único transmissor de conhecimento e oferece uma quantidade limitada de informações. Tais alunos tem acesso as informações com tanta facilidade e rapidez que precisam saber como usar essas ferramentas.
   Com a EaD vem também uma nova postura de alunos e professores.
   O professor tem o papel de mediador e estimulador à troca de conhecimento, e o aluno precisa ser independente, buscar esse conhecimento, ter disciplina quanto aos estudos, administrando bem seu tempo para tais estudo.
   Encontramos no blog www.educaçaoadistancia.blog.br  um texto interessante,  em que o autor nos dá 8 dicas para tornar o estudo à distância mais eficiente.
   Durante as leituras realizadas e comentários que participei em blogs, pude  perceber o caminho que a EaD percorreu para chegar até aqui de forma estruturada e com qualidade.
   Acredito que a EaD pode aumentar o potencial educativo de nosso país, pois amplia  a possibilidade de atender estudantes que não podem frequentar, por diferentes motivos, o Ensino presencial, sejam eles portadores de necessidades especiais, hospitalizados, residentes em lugares de difícil acesso à escola ou até mesmo encarcerados.
   Podemos dizer que não há distância para o acesso à educação e informação.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Curiosidades sobre EaD

Em Londres,1853, foi criada a Universidade do povo, com cursos por correspondência.

Universidade Norte-americana começaram para atender alunos de zona rural com cursos por correspondência.

Mahatma Gandhi, morando na África do Sul, fez curso de Direito por correspondência na Universidade em Londres.

Nelson Mandela também fez curso por correspondência em Direito, mas as autoridades não o deixaram que fosse fazer o exame final e por isso não teve o diploma.

Mais de um milhão de alunos no Brasil fazendo curso à distância.