As novas tecnologias de comunicação ficaram tão populares que já fazem parte do nosso cotidiano, fazendo com que esses avanços também modernize a Educação, dando mais abertura a EaD, que vem se desenvolvendo com qualidade e vencendo os desafios, inclusive da questão do tempo e espaço: real e virtual.
Vale lembrar que a EaD não é tão nova quanto parece, vem desde meados do século XIX, com os cursos por correspondência, como vocês podem ver nas "curiosidades" deste blog, até chegar ao curso on-line.
Essa geração não se satisfaz mais com o tipo de educação "prato pronto", como diz o Prof. Litto, referindo-se à postura do professor no Ensino presencial, o qual é, de uma certa forma, o único transmissor de conhecimento e oferece uma quantidade limitada de informações. Tais alunos tem acesso as informações com tanta facilidade e rapidez que precisam saber como usar essas ferramentas.
Com a EaD vem também uma nova postura de alunos e professores.
O professor tem o papel de mediador e estimulador à troca de conhecimento, e o aluno precisa ser independente, buscar esse conhecimento, ter disciplina quanto aos estudos, administrando bem seu tempo para tais estudo.
Encontramos no blog www.educaçaoadistancia.blog.br um texto interessante, em que o autor nos dá 8 dicas para tornar o estudo à distância mais eficiente.
Durante as leituras realizadas e comentários que participei em blogs, pude perceber o caminho que a EaD percorreu para chegar até aqui de forma estruturada e com qualidade.
Acredito que a EaD pode aumentar o potencial educativo de nosso país, pois amplia a possibilidade de atender estudantes que não podem frequentar, por diferentes motivos, o Ensino presencial, sejam eles portadores de necessidades especiais, hospitalizados, residentes em lugares de difícil acesso à escola ou até mesmo encarcerados.
Podemos dizer que não há distância para o acesso à educação e informação.
Olá Aline, seu blog está excelente.
ResponderExcluirSou professora da pós e também dou suporte na EAD da faculdado onde trabalho. A maior dificuldade que percebo é a cultura dos alunos que ainda não estão preparados para esta nova metodologia, mesmo os alunos da pós.